terça-feira, 31 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO GRUPO DE BOTONISTAS BOLA BRANCA

Devido aos constantes incidentes, causados pela ânsia de vencer a qualquer preço, a postura amistosa de um joguinho de botão, começava a ser deturpada, e uma mudança nos rumos deveria ser tomada para tornar o Esporte mais ameno e que o objetivo principal identificado como confraternização, voltasse a ser o prêmio maior.

Em 1985, por iniciativa dos abnegados Cláudio Schemes e Claro Oliveira (representantes da AFUMEPA - Porto Alegre) e Luiz Alfredo de Bôer e Ely Santos, na época representantes da ARFM - Rio Grande), foi lançada a idéia de que criasse-se a Divisão de Seniors e, no final do mesmo ano já disputávamos a primeira edição da categoria, com idade mínima de 40 anos.

Com o passar dos anos, pessoas que atingissem a idade limite, passariam a disputar na Categoria ora criada sem necessitar de convites; este procedimento foi motivador de algumas desavenças, pois pessoas que por princípio almejavam adjudicar-se aos troféus em disputa, utilizavam as mais variada artimanhas para tentarem facilitar o atingimento de tais objetivos e, ao invés de aproximar, distanciavam-se de antigos companheiros que apenas almejavam divertirem-se.

Por ocasião do Campeonato Estadual Sênior de 1989, com o passar dos jogos, a situação atingiu patamares inaceitáveis e, mais uma vez Cláudio Schemes, Claro Oliveira, Luiz Alfredo de Bôer e Ely Santos, tomaram a dianteira e projetaram a criação de um novo segmento que englobasse pessoas com pensamentos semelhantes e que tivessem em mente o diferencial de que, antes de competir, deveriam pensar em

confraternizar. Como a grande maioria dos veteranos que participavam da competição oficial estava hospedada no Palace Hotel/Livramento, foi aproveitado um intervalo e, no porão do Hotel (jocosamente cognominado como "calabouço"), reuniram-se os "quatro mosqueteiros" acima citados e mais Gregório Luiz Nogueira Charqueiro e Almiro Ferreira de Oliveira que apreciaram um pequeno esboço que visava a criação de uma Entidade sem conotação de Clube e sem vinculação com a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa ou à Entidades a Ela filiadas. Após alguns retoques, o Grupo foi criado tendo , pomo finalidade reunir amigos botonistas que "vissem o futebol de mesa com outros olhos" e que, entre um gracejo, um churrasquinho, uma anodota ou uma toada musical, "também jogariam um botãozinho".

Neste grupo, o caráter amistos o seria fundamental a ponto das partidas serem realizadas sem a presença obrigatória de um juiz.

Por tratar-se de uma inovação, muitas idéias foram projetadas e a que mais chamava a atenção era a escolha da nomenclatura do novíssimo grupo; após a apreciação de um bom número de sugestões, por consenso passamos a ser identificados como Grupo Botonista Bola Branca e todos componentes serão acolhidos através de convite, pois queríamos contar com pessoas que comungassem idéias e princípios semelhantes aos nossos e para serem aceitos teriam seus nomes votados pela totalidade dos que já fazem parte do elitizado grupo. Consta em nossos anais a nominata dos primeiros associados de nosso grupo, a saber (obedecendo ordem alfabética): Almiro Ferreira de Oliveira, Claro Rodrigues de Oliveira, Cláudio Schemes, Domingos Fernandez Álvares da Cunha, Ely da Costa dos Santos, Gregório Luiz Nogueira Charqueiro, Jader Baldez Morales, Mario Osório Marona, Paulo José Dias e Vito Castiglia Neto.

Tomadas as primeiras medidas, ainda em caráter embrionário, escolhemos os nomes que comporiam a primeira Diretoria e que teriam em principio a tarefa de traçar normas e rotinas a serem obedecidas, visando a criação de um diferencial do que até então era tido como certo e que antagonizava com idéias de nosso grupo. Foram indicados e aclamados os companheiros:

Presidente: Ely da Costa dos Santos - Rio Grande
Vice presidente: Cláudio Schemes - Porto Alegre
Secretário: Almiro Ferreira de Oliveira - Porto Alegre
Tesoureiro: Claro Rodrigues de Oliveira - Porto Alegre
Diretor Técnico: Luiz Alfredo de Bôer - Rio Grande
Acessor Presid. Gregório Luiz Nogueira Charqueiro - Rio Grande

Nossa data de fundação foi confirmada como 02 de junho de 1989 e o primeiro Encontro, foi marcado para o último final de semana de novembro deste mesmo ano, tendo como sede a Cidade do Rio Grande.