segunda-feira, 6 de setembro de 2010

OS VELHINHOS DO BBB - ONELY SEVERO DE QUADROS - O GALO DA AFUMERG


Estamos iniciando hoje uma série de reportagens sobre os nossos velhinhos jubilados do BBB.
São modelos de botonistas, de desportistas e de homens.
Referências para todos os botonistas.

E nada melhor melhor do que um Botonista Bola Branca para falar sobre um Botonista Bola Branca, principalmente se esta relação já começou bem antes dos 20 anos de Bola Branca.


E o primeiro não poderia deixar de ser nada mais nada menos do que ONELY SEVERO DE QUADROS.
O GALO DA AFUMERG.

E para falar de Onely também um outro grande ícone do futmesa nacional: Ely dos Santos. Eis, então, na íntegra, o depoimento do Ely sobre o grande Onely:



ONELI SEVERO DE QUADROS - Visto por Ely dos Santos

Tributo a um Campeão



Neste Universo maravilho e especialmente nesta Terra criada por Deus, nada é mais importante que o reconhecimento tornado público do que para quem é parte atuante é pouco, mas para quem recebe é de um valor inestimável.

Poucos têm o privilégio de serem reconhecidos como “virtuoses”, mesmo que o que foi criado atinja um elevado número de seres, ainda assim, nas Artes, na Música, na Dança, no Esporte, na Filantropia ou em outro qualquer segmento, a quantidade identificada é ínfima e conta-se nos dedos de uma mão os que realmente assim podem ser considerados.

Iluminados, criativos, humildes, sinceros, probos e providos de uma sensibilidade acima da média, fazem a diferença, sobre os esforçados.

Vivem cercados de Amigos, são carinhosos, idealizadores e alem de serem providos de uma garra inabalável, são reconhecidos como notáveis agregadores e pré dispostos a perdoar sempre. Quando se sentem apremiados, recorrem a pessoas de sua confiança para após uma troca de confidências colocarem em prática o que haviam projetado. Na dúvida, jamais avançam e só tomam decisões calcadas em algo totalmente palpável. A humildade é sua companheira inseparável e mesmo que venham a ser tratados com excessivo rigor, com disfarçado sarcasmo ou com exagerada rispidez, relevam e esperam um melhor momento para tentar uma aproximação.



Não necessitamos de poderes sobre naturais, nem apelar para “bola de cristal” ou para algo inalcançável, para dizermos que estamos tentando retratar um ser que veio ao mundo apenas para servir, saudemos, pois, o Irmão, o Amigo, o jovem Velhinho que até aqui sempre serviu como exemplo de probidade e incansável dedicação a tudo a que se propôs; reconheçamos pois, ONELI SEVERO DE QUADROS, como um dos nossos maiores Ídolos, por tudo que até aqui realizou.

A bem da verdade destaquemos um minúsculo percentual de suas tiradas: ... os jogos só iniciam quando seu apito funciona; quando está em seus melhores dias, é quase imbatível na cobrança de pênaltis, pois seus reguassos são por demais respeitados; suas façanhas desenvolvidas quando jogava futebol, eram de fazer inveja aos “Pelés” da vida; nos áureos tempos sempre foi alvo de inveja, por “dar-se bem” como um tremendo “pé de valsa”; como “cantor de tangos, boleros ou similares”, botou muito aprendiz no “chinelo”. Mas como tudo na vida tem um lado folclórico e outro de enaltecimento, diremos que esta figura maravilhosa, colocou seu inegável talento em favor do Grupo Botonista Bola Branca e criou o Hino do Grupo, o qual com a ajuda de outros abnegados o transformaram em notável peça musical, estando registrada em CD. Também foi o idealizador da escolha da Rainha do Grupo BBB, quando completamos nosso 20° Aniversário, comemorado nesta Cidade do Rio Grande, quando em brilhante confraternização, também realizamos o 40° Encontro BBB.



Fora deste contexto, alinharemos alguns fatos de alta relevância que foram transformados em realidade pelo “Bom Velhinho”: foi várias vezes “Papai Noel” no COR; desde 1997, faz parte da Diretoria do Círculo Operário Riograndino – COR, desempenhando várias atividades; foi o principal mentor na criação do Coral do COR; foi Presidente da Afumerg em diversas ocasiões, sendo que através de seu empenho a Entidade foi “adotada” pelo Fortaleza F. C., utilizando o Salão para jogos ou

festejos, desde 1994; foi o criador da Bandeira da Afumerg; foi o criador do Hino da Entidade – hoje colocado em CD; também por ocasião das comemorações dos 10 anos de fundação da Entidade, identificou uma adolescente para ser a nossa Madrinha. Como sempre acontecem, fatos de elevado teor e de cunho altamente emotivo, também surgiram nesta notável caminhada: em suas gestões como Presidente, orquestrou vários Torneios, com participações de Amigos em comum (desta Cidade) e um notável grupo de Amigos, oriundos da aprazível Princesa do Sul, culminando com um formidável Encontro realizado em 26 de janeiro de 2008, quando em fantástica jornada disputando com o grande Amigo Darcy Carlos Levien, consignou o MILÉSIMO GOL, na prática de Futebol de Mesa. Tal fato encerra este relato do que poderá servir como preâmbulo de uma autobiografia do notável e muito querido Oneli Severo de Quadros.



“Amigo Oneli, os Botonistas Bola Branca, que já passaram por este Grupo e os atuais, desejam que Você continue a ser essa criatura afável, gentil e dedicada, junto a seus queridos familiares”.

 
 
ALGUMAS PASSAGENS DESTE BOM VELHINHO
 

Comemorando os aniversários do mes de julho
na pizzaria Bella Napoli junto ao estádio do Pelotas



O Professor ensinando o Marcão a fazer churrasco
 
 
Comemorando os aniversários do mes de julho
na pizzaria Bella Napoli junto ao estádio do Pelotas





O Professor ensinando o Getúlio a cantar.


O Galo não tem medo do mar.


Meio tonto ao sair da lancha.


Ensinando a neta Samanta a desfilar.


Muita atenção nas reuniões.


Dando show no coral do
Círculo Operário Riograndino



Na posse da neta Samanta
como madrinha mirim do Grupo de Botonistas Bola Branca